quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ordem ao Coração: Busquem-me!

por Anderson Loureiro

Mensagem que o Senhor me concedeu pregar na União Evangélica onde trabalho.


Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha Presença; buscarei, pois, Senhor, a Tua Presença.   Salmo 27.8


Gostaria de fazer uma pergunta acerca deste texto. A pergunta é simples e é esta: Porque a ordem de buscar a presença de Deus ocorre no coração? A resposta que me vem prontamente é esta: simplesmente porque uma ordem dessas só será eficaz se ocorrer no coração! Adiciono a isto, o fato de somente o Senhor poder tocar o coração. Um homem pode arguir outro homem a buscar o Senhor. Mas esse apelo irá atingir, no máximo, os ouvidos do outro indivíduo. Apenas Aquele que “sonda os corações” detêm o poder de  levar esta ordem ao centro do peito!

Neste ponto, abrirei um parênteses para falar do ministério da palavra, seja no evangelismo ou na edificação dos santos. Todo aquele que prega a palavra  - e todos os santos, alguns de maneira específica, outros de maneira geral, são chamados a isto -  precisa estar convicto de que a mensagem que pregará, não nasceu primariamente em seu coração! E o poder com o qual você irá falar não vem do teu carisma, da tua boa dicção, ou do teu diploma de teologia. O poder para anunciar o evangelho deve vir do alto ou o resultado será como palha para o fogo! No livro dos Atos dos apóstolos (ou melhor, atos do Espírito de Deus!), vemos como Deus abriu o coração de Lídia para que ela atendesse ao que Paulo falava! Vemos também, em Lucas 24.32, como o coração dos discípulos ardiam no caminho de Emaús, enquanto ouviam as palavras da Palavra! Causou-me grande regozijo ao ler a comparação, feita pelo irmão Josemar Bessa, entre o chamamento externo feito aos homens por meio de nossa pregação, e o chamamento interno, no coração, feito por Deus. Ele diz: 

“Um bom exemplo disso está no filme O Rei Leão. Nele há uma cena em que as hienas cercam o pequeno filhote de leão chamado Simba numa caverna. Simba tenta um rugido ( como nossas débeis vozes ao proclamar o evangelho ao homem natural e a hostilidade do seu coração a Deus ) – mas o som que sai não faz as hienas sentirem nenhum temor. Como as hienas continuam se movendo para matar, Simba tenta rugir novamente com sua “voz” débil. Mas sem que ele ou as hienas soubessem, Mufasa, o Rei dos Leões, entrou na caverna. Simba enche seus pequenos pulmões de filhote... e Mufasa enche os seus pulmões enormes juntos com ele, mas sem ser visto por ninguém. Quando Simba ruge novamente, a caverna se enche com um rugido terrível e completamente assustador. As hienas só vêem o movimento da boca de Simba, mas o que ouvem é o barulho estarrecedor da voz do Rei dos Leões.” É somente quando o Leão da tribo de Judá “ruge”, que corações estremeceram e serão tocados pelo Evangelho!" (veja postagem completa aqui)

Fechando o parênteses e voltando ao nosso texto, com qual intuito temos os nossos corações  tocados pelo Senhor? É porque Ele deseja lavar-nos à Sua presença! Ele quer comunhão conosco, porque quer comunicar-nos o melhor que Ele tem: Ele mesmo! Porque Ele nos ama tanto, Ele não quer que saciemos nossa fome de alegria com com cebolas do Egito. Não quer que saciemos nossa sede com cisternas rotas! Àqueles que tem fome, Ele diz, venham! Ele é o Pão da Vida! Àqueles que têm sede, venham também! Dele jorra a Água da Vida! E você? Você tem fome? Você tem sede? Você pode dizer como Davi: - Ó, Senhor, assim como a corsa suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus (não pelas bençãos ou pelos dons que tu possas dar!), POR TI, ó Deus, suspira minha alma! A minha alma tem sede de Deus, do Deus Vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? Ó, irmãos e irmãs, conseguem sentir anseio incontrolável do salmista por encontrar-se com seu Deus? Ó, este é um assunto ao qual devemos dar a maior importância. Lembrem-se do tabernáculo em Siló. Lembrem-se como a Arca da Aliança, símbolo da presença de Deus, foi levada embora pelos inimigos filisteus. O assustador de tudo isso, é que os cultos do tabernáculo transcorreram como de costume, mesmo sem a Presença de Deus. Não podemos ficar tão impressionados com assuntos periféricos de nossa vida cristã a ponto de perdermos a sensibilidade com relação à sua presença em nós. John Piper pergunta o porquê de queremos fazer bolinhos de terra na favela, quando Deus nos convida a fazer lindos castelos de areia a beira do mar belo!!!

Lembrem-se de como Paulo desejava tanto a Cristo a ponto de considerar tudo como perda pela sublimidade do conhecimento de Cristo (Filipenses 3.4-8)! Ele queria Cristo! Ele queria Sua Presença! E há mais! Veja o nosso Senhor! Como ele se retirava para orar! Alguém perguntou porque Ele orava tanto se Ele era Deus. Paul Washer responde com uma pergunta: Será que é tão difícil crer que ele se retirava para orar simplesmente porque ele amava estar na presença de seu Pai? O que te motiva a orar? É para você ter mais unção??? Porque você estuda as Escrituras e porque você lê tantos livros e sites inteiros de teologia? É para ser um melhor debatedor??? Paul Washer ainda continua afirmando que se você tem uma mente bem treinada teológica e filosoficamente, mas não tem tempo de oração, não passa tempo na presença de Deus, então você não vale nem dois centavos de dólares no Reino dos Céus!

E então, está ocorrendo em seu coração, o que ocorreu no coração do salmista? Ocorre em seu coração: Buscai a minha Presença? O Senhor graciosamente tocou o interior do seu peito? Se sim, então não vacile nem um momento e responda junto com Davi: - Buscarei pois, Senhor, a Tua Presença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário