domingo, 9 de fevereiro de 2014

O que é a Verdade?

por Anderson Loureiro


O que é a Verdade? Essa foi uma das perguntas feitas na EBD do domingo passado. É uma pergunta que deveria ser fácil para qualquer cristão responder devido a firme confiança que temos nas Escrituras Sagradas, a revelação de Deus. Notemos o que o Senhor Jesus diz em João 17:17:

Santifica-os na Verdade, a Tua Palavra é a Verdade!

 A verdade emana de Deus e é o próprio Deus! Jesus disse: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida! (João 14:6) Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa! (Números 23:19, 1 Samuel 15:29) Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso! (Romanos 3:4) Em Deus não há trevas e Ele mesmo é imutável! (Tiago 1:17). Deus não pode mentir e por isso temos nEle, e tão somente nEle, um terreno seguro para a Verdade.

De maneira filosófica podemos dizer que a Verdade é a interpretação de Deus acerca de tudo o que existe, acerca da realidade. Sendo Deus onisciente, e por isso conhecendo exaustivamente todas as coisas, Sua interpretação, sobre absolutamente tudo, é verdadeira.

O homem só diz a verdade acerca de qualquer assunto na mesma medida que o que ele diz corresponde ao que Deus diz sobre o mesmo assunto. Concluímos disto que, se dois homens discordam acerca de um assunto, ou um estará correspondendo à verdade e o outro, à mentira, ou os dois estarão na mentira. É impossível que duas posições conflitantes sejam verdadeiras ao mesmo tempo e no mesmo sentido.

Existe um jargão que diz: "A verdade está lá fora..." Não, irmãos, a verdade está na Palavra de Deus, pois ela é a revelação de um Deus que não pode mentir, e que é a própria Verdade! Porque tentar se firmar no terreno movediço do subjetivismo enganoso do coração dos homens em vez de nos fixarmos no terreno firme da Rocha Eterna?

Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é! (Deuteronômio 32:4)


Nenhum comentário:

Postar um comentário