terça-feira, 23 de outubro de 2012

A Verdade e a Supremacia de Cristo em um Mundo Pós-Moderno (4/6)

Por que Estou aqui?
Esta cultura basicamente diz que não há rima ou razão, por isto estamos aqui para aproveitar ao máximo. Consumir. Aproveitar. É por isto que estamos aqui. Esta é uma mentalidade geral na nossa cultura norte-americana, tanto na igreja como fora dela, resultando em um materialismo insaciável, e fazendo-nos considerar os filhos como empecilho e uma carga. Enquanto muitos nas nações pobres do mundo falam sobre o número de filhos com que podem ser abençoados, nós falamos sobre o número de filhos que podemos sustentar. Nós temos casas que são maiores do que eles jamais possuíram, e famílias que são menores do que eles jamais tiveram. A nossa atitude com relação aos filhos é "um menino para mim, uma menina para você, e o Senhor seja louvado, que encerramos". Por quê? Porque os filhos são empecilhos para o nosso consumismo e aproveitamento. Eles custam caro demais. Este é o fruto da pós-modernidade e do humanismo secular.
O teísmo cristão considera a pergunta, "Por que estamos aqui?" e responde de maneira muito diferente. Outra vez, nós voltamos para a Supremacia de Cristo. Examine o fragmento seguinte do texto de Colossenses:
Tudo foi criado por ele e para ele.  E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é o cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
"Tudo foi criado por Ele e para Ele". O propósito fundamental de todas as coisas é trazer a Cristo glória e honra, e que Ele possa ter a supremacia em todas elas. Assim sendo, quem sou eu? A coroa e a glória da criação. Por que estou aqui? Para trazer glória e honra ao Senhor Jesus Cristo. É por isso que eu existo. É por isto que você existe. É por isto que Ele soprou em nós o verdadeiro fôlego de vida. Ele deve ter supremacia e preeminência em tudo. O Senhor é digno de supremacia  em preeminência em sua vida,  supremacia e preeminência na igreja, supremacia e preeminência sobre a morte e o inferno e a sepultura - supremacia e preeminência sobre tudo. E por causa disso, a razão para a minha existência vai muito além de consumir e aproveitar.
Tenho o privilégio de dar palestra em campus de faculdades por todo país, e este é um assunto que amo trazer ao foro quando falo com alunos de faculdade. A maioria dele vai para o campus com uma coisa em mente; ele se perguntam: "O que eu posso conseguir aqui que facilite meu consumo e o meu prazer?" É por isso que a maioria das pessoas muda de curso, três ou quatro vezes, antes de sair da faculdade. É assim que eles agem. Eles vêm à faculdade pensando no curso número um - frequentemente um curso de sonho. Este curso não tem nada a ver com sua aptidão. É um sonho. Converso com alunos o tempo todo.aperto suas mãos e lhes faço algumas perguntas. Pergunto-lhes de onde vêm, o que estão estudando, e em que ano estão em seus cursos. E isto é o que acontece: Eu caminho e aperto as mãos.
- Olá, tudo bem De onde você é?
- Oh, eu sou de Podoke, Estado de Iowa.
- Legal. O que você está estudando?
- Preparatório para medicina e microbiologia.
A minha pergunta seguinte é:
- Você é calouro, não é?
Ao que ele responde:
 - Sim, como você sabe?
Não estou falando de rapazes e moças com aptidão apropriada para tal curso. Refiro-me a alunos que entram na faculdade e escolhem um curso simplesmente com base no prestígio da sua posição futura. É assim que ele ingressam no curo número um, um curso de sonho. Como entram no curso número dois? Eles folheiam a revista Fortune 500, descobrem quem está ganhando mais dinheiro com menor grau de instrução, e escolhem este curso. Mas então, depois que fica difícil demais, começam a procurar um novo curso. E como passam para o curso número três? Por volta do segundo semestre do seu primeiro ano, eles entram na sala de um conselheiro, e dizem, "Com licença. Em que curso posso eliminar o maio número de mate´rias e ter a menor carga horária? Sim, acho que vou passar para este agora mesmo". A esta altura, o curso escolhido é "sair-logo-daqui-logia"!
Mas que tal esta idéia radical: Deus te entreteceu no ventre da tua mãe (Sl 139.13). Ele te deu uma combinação exclusiva de dons, talentos, habilidades e desejos (Rm 12; 1 Co 12). Como seria, se você compreendesse a supremacia de Cristo na verdade, como ela está  relacionada com o seu propósito de existir, e visse que toda a sua instrução serviu para promover a glória, a supremacia de Cristo, e a sua causa aqui na terra?
Como escreveu Richard Baxter:
Os homens mais santos são os mais excelentes estudiosos das obras de Deus, e ninguém, exceto os santos, pode estudá-las ou conhecê-las corretamente. As obras de Deus são grandes, e eles as procuram para ter prazer nelas, mas não para si mesmos, mas para aquEle que os criou. O seu estudo de física e outras ciências não merecerá uma grande dedicação se Deus não for a pessoa que você esteja procurando nele. Ver e admirar, reverenciar e adorar, amar e deleitar-se no Senhor, como exibido em todas as suas obras - esta é a verdadeira e única filosofia; o contrário é mera loucura, e assim é chamado, repetidas vezes, pelo próprio Deus. Esta é a santificação de seus estudos, quando são devotados ao Todo-Poderoso, e quando Ele é o fim, o objeto e a vida neles. [Richard Baxter, The Reformed Pastor, cap.1]
E se nós encarássemos os nosso estudos como um intendência? Se criássemos nossos filhos, não para estudar e trabalhar em alguma coisa simplesmente porque este fato nos deixaria orgulhosos, mas em vez disso, se os criássemos para que pudessem descobrir o caminho em que Deus os colocou? E se nós decidíssemos cuidar deles, e criá-los de tal maneira que Deus pudesse utilizar os dons que Eles lhes deu, para sua glória? Se nós os ensinássemos, continuamente, a se concentrarem na supremacia de Cristo na verdade, e na maneira como Ele se relaciona com o nosso propósito para existir? Cristo é "antes de todas as coisas". Por que você escolheu o seu último trabalho? Foi por causa da supremacia de Cristo na verdade, à medida que ela se relaciona com o seu propósito de existir? Ou foi porque este emprego lhe paga mais do que o emprego que você tinha antes? Pastor, como você escolheu a sua igreja atual? Foi através de uma busca pela supremacia de Cristo na verdade em todas as coisas, à medida que ela se relaciona com seu propósito pastoral? Ou foi porque esta posição é um pouco mais prestigiosa que a última? Tudo foi criado por Ele e para Ele. Isto significa: a minha vida, a minha família, o meu ministério - tudo o que forma quem eu sou - deve ser caracterizado por um comprometimento com a preeminência de Cristo.
Extraído do excelente livro publicado pela Editora CPAD, A Supremacia de Cristo em um Mundo Pós-Moderno.




Voddie Baucham é marido, pai, pastor, autor de livros, professor, pregador conferencista e plantador de igrejas. Ele serve como pastor de pregação na Igreja Batista Família da Graça em Spring, Texas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário